Suspensão do Direito de Dirigir

Veja como anular a suspensão da sua carteira


 

Caso esteja procurando o Recurso Fácil DETRAN para anulação de multas acesse aqui   
suspensão do direito de dirigir é aplicado em duas situações: quando se alcança os 20 pontos máximos na carteira de habilitação, ou quando se recebe uma única infração que institui a suspensão, como na lei seca por exemplo.

As duas situações em que se perde o direito de dirigir:

No primeiro caso se leva em conta todas as infrações cometidas nos últimos 12 meses. caso esse número seja alcançado dentro desse período o condutor receberá uma notificação informando da suspensão da CNH. Importante salientar que cada multa recebida possui individualmente um prazo de 12 meses de validade, ou seja, a pontuação não é anulada pelo simples fato de uma passagem de um ano para o outro.

No segundo caso existem infrações gravíssimas que acarretam automaticamente a suspensão, as mais comuns são:

– Dirigir alcoolizado
– Efetuar manobras perigosas
– Dirigir ameaçando pedestres
– Disputar corridas
– Não socorrer a vitima em caso de acidente

O período que estiver com a suspensão do direito de dirigir

O período que o infrator irá ficar suspenso depende da quantidade de multas cometidas, incluindo a origem delas, e também todo o seu histórico de multas cometidas anteriormente. Esse período pode variar de 1 mês à 1 ano.

Quanto se recebe a notificação de suspensão do direito de dirigir, você pode entrar com um recurso de multas para recuperar o seu direito novamente. Felizmente é grande o número de pessoas consegue reverter essa situação através recurso, ganhando novamente o direito de assumir o volante – Veja aqui como recorrer multa.

Se durante o período que você estiver suspenso do direito de dirigir, acabar cometendo mais uma infração, você passará para o status de cassado, situação esta que impede o condutor de dirigir de 1 ano para mais. Além disso o infrator precisará fazer novamente do começo todo o curso de auto escola e todas as provas exigidas.

Caso você possuir infrações cometidas – mesmo vencidas – é possível converter sua multa em advertência confira aqui.

Recorra hoje sua suspensão do direito de dirigir e boa sorte.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorRECURSO DE MULTA