Multa por Passar o Sinal Vermelho

Avançar o sinal vermelho: Uma multa gravíssima


 

Caso esteja procurando o Recurso Fácil DETRAN para anulação de multas acesse aqui
Você está dirigindo tranquilamente quando, de repente, vê o sinal verde se fechando e decide dar uma acelerada. Este é um hábito muito comum de muitos motoristas, mas muitas vezes quando se percebe o sinal vermelho foi furado, e este simples deslize pode acarretar em multa.

Passar no sinal vermelho é uma das infrações enquadradas na categoria gravíssima, e que pode ocasionar acidentes sérios, entretanto, esta multa é uma das mais comuns em todo o mundo, e não seria diferente no Brasil.

Pontuação e Valores da infração por avançar o sinal vermelho

Mesmo com a atualização das regras do Detran nos últimos anos, que endureceram as punições, a infração por avançar o sinal vermelho não sofreu mudanças drásticas. Ela continua sendo enquadrada na mesma categoria de antes (gravíssimo – 7 pontos), e o valor a ser pago continua de 191 reais. No caso de infração seguida de acidente com vítimas, o infrator além da multa poderá responder judicialmente.

Furei o sinal, será que fui multado?

Quando um veículo é multado, o código de trânsito estabelece algumas medidas como a exigência da descrição da autuação, para que não ocorra o risco de ser multado injustamente.

O Denatran determina que é obrigatória a descrição de dados como placa, horários e fotografia (por radar).

Entrar com um recurso para anular a multa

A multa por avançar o sinal vermelho é a segunda infração mais convertida em advertência no ano de 2017, o procedimento libera o usuário do pagamento da multa e da perda de pontos mediante justificativa. Em vigor desde o último ano, o Detran disponibiliza a nova ferramenta Recurso Fácil online para anulação de multa saiba mais aqui